No dia 04 de outubro celebra-se o Dia dos Animais. A data tem como intuito chamar a atenção da humanidade sobre a importância de preservar a vida de todas as espécies. Também é um período para lembrarmos da importância de cuidarmos dos bichinhos e por conta disso, trouxemos neste post, os principais cuidados que são necessários para o bem-estar dos suínos. Confira:
Alimentação saudável
Uma dieta balanceada e hidratação apropriada são aspectos que devem estar sempre presentes na criação de suínos. Inclusive, além da quantidade, é preciso fornecer nutrientes adequados em cada fase produtiva do animal.
Claro, não podemos desconsiderar o alto custo dos alimentos, que representam em média de 60 até mesmo 80% das despesas. Mas, para este caso sugerimos um post bem bacana, que pode ajudar os produtores a reduzirem os custos com a alimentação na suinocultura.
Vacinação em dia
A saúde física dos suínos é de extrema importância, logo é preciso que o produtor mantenha sempre a vacinação em dia e faça um acompanhamento médico com frequência, conforme as orientações da Embrapa ou o manual de cada linhagem. Esse cuidado vale, especialmente, em criações de grande densidade que apresentam maior risco de transmissão de doenças.
Ambiente térmico
Proporcionar conforto ambiental aos animais é outro cuidado fundamental para que eles não sofram de estresse e para que o suinocultor não tenha perdas com a produtividade. Isso porque, os suínos são sensíveis às variações de temperatura e quando expostos a uma situação de desconforto tendem a ficarem agitados e perturbados, comprometendo, inclusive, a qualidade da carne e a taxa de fertilidade das fêmeas.
Espaço adequado e limpo
Oferecer a cada suíno um espaço suficiente para que ele possa se movimentar com liberdade é um item importante a ser considerado a fim de garantir o seu bem-estar. Também é necessário mantê-lo limpo para que o animal não tenha doenças e nesse sentido deve-se, então, analisar o material do piso que será escolhido.
Para que isso aconteça, um dos principais requisitos é que o piso tenha escoamento de líquidos e dejetos para impedir a proliferação de bactérias e não deixar os cascos dos suínos úmidos e amolecidos, evitando, dessa forma, a probabilidade de infeções e claudicação. Outro item é verificar se o material oferece estabilidade e resistência para proporcionar total conforto ao animal.
Por fim, todo o cuidado é pouco para o bem-estar animal na suinocultura e se você quiser começá-lo agora, conheça todas as vantagens dos pisos que a NTC, com experiência de mais de 30 anos, oferece acessando aqui.