A estação mais fria do ano chegou e é hora de os produtores do ramo da suinocultura redobrarem a atenção com o bem-estar dos animais em suas granjas. Infelizmente, as temperaturas baixas favorecem ricos à saúde dos bichinhos, tais como maiores incidências de doenças respiratórias e o baixo consumo de ração.

 

E, para que você, produtor, possa prevenir esse tipo de situação a fim de não afetar a produtividade em sua granja, selecionamos abaixo os principais fatores que podem acontecer neste período, bem como as medidas de proteção que devem ser adotadas.

 

Inclusive, mencionamos dicas para quem não conta com a instalação climatizada, por isso acompanhe a leitura deste artigo.

 

Leia também: Laminite: o que é e como evitá-la?

 

Pneumonia suína

 

A pneumonia suína é uma doença comum e que tende a ocorrer com mais frequência no inverno. Por isso, é preciso redobrar os cuidados no manejo e fazer a vacinação. Essas duas medidas são indispensáveis para manter a saúde dos suínos e evitar que a doença se dissemine pela granja e debilite diversos animais.

 

Ah, e outras doenças respiratórias também podem ocorrer devido ao frio intenso, como a rinite atrófica, que afeta o sistema respiratório superior, e a pleuropneumonia suína, uma infecção bacteriana que ataca os pulmões.

 

Redução do apetite

 

Outro fator que pode acontecer no comportamento dos suínos, por conta do frio, é a diminuição do consumo de ração. Isso porque, todo o organismo, e o deles não é diferente, gasta mais energia para manter a temperatura corporal, reduzindo, consequentemente, o apetite. E além da comida, o consumo de água também tende a diminuir, o que pode levar à desidratação.

 

Assim, para evitar que a falta de fome e sede impacte no desempenho e no ganho de peso dos suínos, verifique se eles estão passando frio. Você sabe como perceber isso? Basta estar atento aos sintomas como tremores, diminuição da atividade, agrupamento em busca de calor, apatia e até mesmo perda de peso. Ah, e não esquecer de cuidar da qualidade do ar!

 

Qualidade do ar na granja

 

Durante o inverno é preciso evitar a entrada de ar frio nas granjas, mas também estar atento a qualidade do ar. Isso porque, a falta de circulação adequada pode levar ao acúmulo de umidade, amônia e gases tóxicos, como dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio, prejudicando a saúde dos animais.

 

Desse modo, é necessário adotar medidas que garantam uma boa ventilação e renovação do ar nas instalações. E, caso a sua granja não for climatizada, é possível fazer umas adaptações para este período, tais como isolamento térmico. Isso mesmo!

 

Utilize materiais isolantes nas instalações para reduzir a perda de calor, como cortinas ou placas de isolamento. E também invista em camas e ninhos com materiais que ofereçam o isolamento e conforto térmico aos suínos, e para essa adaptação, o material dos pisos da NTC Agro são ideias.

 

Pisos NTC Agro: ideias para o inverno

 

Fabricados com material plástico virgem de alta qualidade, eles evitam que os animais fiquem em contato com um chão duro e áspero, além de terem uma variação térmica quase nula para justamente garantir o total conforto e saúde a todos os suínos.

 

Outra dica para promover a circulação de ar é utilizar aberturas estratégicas, como janelas ou exaustores, a fim de garantir a renovação do ar e evitar o acúmulo de gases nocivos.

 

Enfim, com todos esses cuidados tenha certeza que estará ajudando na boa saúde e o desempenho dos suínos, além de garantir uma produção de carne suína de qualidade.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com um amigo, também produtor, para que ele não tenha prejuízos em sua criação durante a estação mais fria do ano.

 

Fonte: Canal Rural