O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou perspectivas positivas para o setor da suinocultura brasileira para este ano. Isso porque, apesar das incertezas econômicas que permeiam o mercado mundial, pesquisadores do Cepea preveem aumento na venda de carne suína.
O motivo é que, se o poder de compra do consumidor brasileiro continuar fragilizado, há uma forte tendência de aumento na procura pela carne suína, apresentando mais competitividade frente as outras opções, tal como a bovina. Todavia, é recomendado que as indústrias do setor continuem fortalecendo a demanda pela proteína, pensando e investindo constantemente em diversificação e posicionamento do produto no mercado doméstico nacional.
Já no cenário internacional, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que as exportações brasileiras tenham incremento de 2,7% e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 12%. A aposta do setor também está na diversificação dos produtos e na consolidação de parcerias firmadas ao longo do ano passado.