O vazio sanitário é uma etapa essencial no processo de criação de suínos para que a granja tenha um bom desempenho. Por isso, falar sobre o assunto também é essencial para conscientizar os produtores da importância de executá-lo.  Logo, no artigo de hoje entenda o que é vazio sanitário, por que ele deve ser realizado e por quantos dias. Vamos lá?!

 

O que é vazio sanitário?

 

É o período em que o alojamento da granja fica vazio (sem animais) para a limpeza e desinfecção do local. O procedimento deve ser realizado após a saída de um lote e o intervalo para a entrada de um novo, período que deve durar, no mínimo, de sete dias.

 

Essa recomendação de tempo é da Embrapa Suínos e Aves. Conforme o órgão, após a limpeza e desinfecção dos locais deve se fazer um período de vazio de pelo menos cinco dias, ou seja, esse tempo deve acontecer apenas para que o produto fique agindo.

 

Anteriormente, é necessário um dia para a limpeza e outro para a desinfecção do local, totalizando desse modo sete dias de intervalo. Porém, no dia a dia infelizmente não é assim que acontece. Devido à pressão do aumento da produtividade, muitos produtores querem reocupar logo os galpões e encurtarem o tempo, deixando apenas de um ou dois dias de vazio.

 

Mas afinal o que muda quando se reduz o tempo de vazio?

 

Saiba que quanto mais tempo deixar o produto de limpeza agindo no local, maior será a eficácia na eliminação dos micro-organismos. Logo, se este tempo for reduzido, o desinfetante aplicado não conseguirá cumprir sua ação residual (secando por completo), e acabará perdendo parte da sua eficácia. Dessa forma, a chance de contaminação dos suínos que forem alojados por vírus remanescentes nos pisos e paredes será maior.

 

Logo, se você deseja ter um piso vazado com orifícios calculados para melhor escoamento de líquidos e dejetos, facilitando no momento da limpeza, não deixe de conferir essa e outras funcionalidades do nosso produto, clicando aqui.