A chegada do verão se aproxima, mas já é possível sentir o calor e a sensação de abafamento não é mesmo? Logo, é necessário fazermos alterações em nosso ambiente para termos mais conforto térmico, como abrir as portas e janelas, ligar o ar-condicionado ou ventilador.
E essa alteração de temperatura não ocorre somente com os humanos, mas com os suínos também, pois o ambiente influencia a produtividade dessa espécie, que sofre muito com o calor excessivo. Sendo assim, para que os produtores não tenham prejuízos trouxemos neste texto dicas essenciais que podem ser adotadas nos alojamentos a fim de assegurar o bem-estar dos bichinhos, evitando ainda que sofram de estresse durante o verão.
Dicas para amenizar o calor
A primeira sugestão é verificar o material dos pisos, pois dependendo da composição ele tende a aumentar a incidência do calor dentro dos alojamentos. Por causa disso, os pisos da NTC, produzidos com material plástico virgem, tem uma variação térmica quase nula para justamente garantir o total conforto a todos os suínos.
Os pisos da NTC, inclusive, possuem orifícios calculados para facilitar a drenagem dos dejetos, e desse modo, viabilizar a higienização do local – prática importante para a prevenção de doenças.
Também para proteger os animais contra o calor, os pisos da NTC são resistentes e sólidos para que as patas não sejam machucadas e que consigam se acomodarem com muito frescor. Ah, e outra opção é garantir uma boa ventilação principalmente nos horários mais quentes do dia, utilizando nebulizadores, ventiladores, exautores e até molhá-los para amenizar o mormaço, além de uma dieta balanceada.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com um amigo, também produtor, para que ele não tenha prejuízos em sua criação durante a estação mais quente do ano.