Você sabe como surgiu a ideia do cofre de porquinho? Apesar da tecnologia e digitalização dos bancos, o famoso instrumento para guardar dinheiro ainda é muito comum entre adultos e crianças. Até porque só podemos ter acesso ao dinheiro poupado depois que tivermos coragem para quebrar o porquinho.
E como esse bichinho é o principal protagonista aqui em nosso blog, visto que os nossos pisos são projetados pensando sempre na melhor acomodação e segurança para eles, o artigo de hoje traz essa curiosidade pra você.
Vamos conhecer a origem do cofre de porquinho?
Existem algumas versões que explicam o motivo, mas a mais popular é por conta da cultura chinesa, que de acordo com eles, o porco representa a prosperidade e fartura. Logo, por estar ligado ao dinheiro, é fácil entender o motivo pelo qual o porquinho foi escolhido para representar os cofrinhos.
Ah e também existe outra versão bem popular, mas antes de contá-la queremos ressaltar que os porquinhos (os de carne e osso) merecem todo nosso carinho e atenção, não é mesmo? E aqui em nosso blog temos um artigo que conta os principais cuidados que devem ser tomados no dia a dia para que eles tenham total bem-estar.
Confira quase são eles, acessando link: Conheça os principais cuidados para o bem-estar dos suínos.
OUTRA TEORIA DA ORIGEM DO COFRE DE PORQUINHO
Por fim, existe uma outra teoria que surgiu na Inglaterra, mais precisamente no século XVI. Isso porque, naquele tempo pessoas de baixa renda não podiam adquirir utensílios domésticos feitos de metal, pois o custo do material era muito elevado e, desse modo, usavam uma espécie de argila vermelha chamada de pygg clay ou pygg.
Os cofres para guardar joias, dinheiros e outros itens pessoais também eram feitos dessa mesma argila e com o tempo ganharam o apelido de pygg banks.
Segundo pesquisas feitas por historiadores, um dia um artesão, que não conhecia o objeto e muito menos o termo, recebeu uma encomenda de um pygg banks e acabou produzindo um cofre no formato de um porco, uma vez que “pig” significa “porco” em inglês. Sendo assim, acredita-se que foi um artesão o responsável por criar o primeiro cofrinho de porco.
E aí, o que você achou dessa curiosidade? Já conhecia a origem do cofre de porquinho? Se você, como nós, gosta de estar por dentro de novidades não deixe de se inscrever em nossa newsletter, que lá você poderá conferir em primeira mão muitos conteúdos que permeiam o universo dos suínos e do agronegócio.
Acesse aqui para se inscrever na newsletter da NTC Agro.