Na rotina das granas, existem diversos momentos que é necessário realizar a movimentação dos suínos. Esse manejo precisa de cuidados e técnicas para ser mais seguro para os animais e para os profissionais.

Na condução dos porcos, os manejadores podem utilizar equipamentos adequados que tornam a tarefa mais fácil, rápida e segura, a fim de diminuir o tempo gasto e possíveis acidentes e perdas inclusive na qualidade de carne. Contudo, é necessário que a equipe conheça essas ferramentas e a forma correta de utilizá-las.

 

Equipamentos para manejo de suínos

Os equipamentos para conduzir os animais podem ser tanto comprados, como produzidos pelos próprios colaboradores da granja, desde que sejam leves e de fácil utilização. Os mais utilizados pela equipe costumam ser:

  • Tábua de manejo: com o auxílio de tábua de manejo, o manejador pode limitar o movimento do animal e bloquear parte do campo de visão do suíno para incentivá-lo a mover-se na direção desejada e evitar que ele recue. Funciona também para a própria segurança dos integrantes da equipe, evitando que os animais se choquem diretamente contra o corpo do manejador. Essas tábuas podem ser produzidas na propriedade, feitas em um material leve, resistente (compensado naval, plástico) e com pegadores ou locais para facilitar a empunhadura e o manuseio.

 

  • Lona: indicada no auxílio a retirada dos animais da baia, serve para delimitar e restringir o espaço e a movimentação dos animais no local, sendo possível fixar uma das extremidades na baia, e com ações de esticar ou encurtar a lona, ajudando o manejador a conduzir os animais. Deve ter de três a cinco metros de comprimento, ou a largura da baia, por um metro de altura com pregadores ou fixadores para as mãos na parte superior ou laterais, com suporte de madeira que facilite o manuseio.

 

  • Chocalhos/remos: o som intermitente destes equipamentos também auxilia a movimentação dos animais, facilitando a condução. Com movimentos rápidos, produzindo sons mais intensos em curtos intervalos, são obtidas movimentações mais rápidas e agitadas, enquanto com sons menos intensos, a condução é mais calma. O chocalho pode ser fabricado com uma garrafa pet de refrigerante de dois litros e alguns grãos ou pequenas pedras dentro, e se necessário um cabo de vassoura para tornar o objeto mais longo.

 

  • Contato com as mãos: caso não se tenham nenhum destes equipamentos de manejo, pode-se ainda conduzir os animais utilizando estímulos com as mãos na região do flanco ou sobre o lombo do suíno, que incentivam e agilizam o movimento dos animais por contato físico, controlando sempre a intensidade da força aplicada.

 

  • Vassoura de condução: também é um objeto que pode ser produzido pelo produtor com um pedaço de cabo de vassoura ou madeira com 30cm e um saco de ráfia cortado em tiras colado em uma das pontas. Esse equipamento auxilia a movimentação dos suínos por estímulo visual e tátil no dorso do animal.

 

Limpeza da granja

Durante o percurso da movimentação, os porcos podem escorregar, cair e parar por causa de sujeitas encontradas no caminho. Por isso, é importante que as instalações e principalmente os corredores devem ser mantidos limpos. Remover restos de ração, dejetos e sujidades das baias, comedouros e corredores evitam situação que podem inclusive causar acidentes com os manejadores.

 

Manejadores capacitados

Quando a quantidade de animais a serem manejados for definida, o responsável pela propriedade deve organizar a equipe que irá manejar os animais, definindo as funções e o número de pessoas na equipe.

Uma movimentação com sucesso na suinocultura depende de submeter os animais ao menor nível de estresse. Manejadores capacitados e treinados conseguem prever antecipadamente todo o percurso, planejando as funções de cada um e quais equipamentos e estratégias serão empenhados. Com isso, o risco de lesões será reduzido significativamente.

Um manejo calmo e tranquilo de forma que os operadores caminhem devagar, não reajam com movimentos bruscos e repentinos, evitando excesso e condução dos animais, é a base para haver interação positiva entre pessoas e animais.

Quando os equipamentos de condução são utilizados corretamente, os animais sentem-se encorajados a se moverem, mantendo maior controle e segurança, além de reduzir os riscos de acidentes e ferimentos causados durante o embarque.